Morte do Padre Henrique: conheça o caso
através da denúncia do MPPE, em 1988
Postado por Paulo Sérgio Scarpa
Publicado em 30/05/2012

Conheça a íntegra da denúncia-crime feita em 1988, pelo então procurador-geral de Justiça Telga Araújo que, com muita coragem, detalha o bárbaro assassinato do padre Antonio Henrique Pereira Neto, em 1969, e aponta os mandantes do crime, seus executores e a maneira como o brutal crime foi praticado. O sacerdote trabalhava diretamente com o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara, criticado e perseguido pela ditadura militar que o chamava de “o bispo vermelho” e que chegou a proibir os jornais de publicar o nome do arcebispo.

O texto é forte porque se baseia nos laudos da perícia técnica feita no cadáver do sacerdote, mas revela, em detalhes, como eram praticadas as violências, as torturas e as mortes de militantes, políticos ou quem pudesse representar um perigo ou ameaça à ditadura militar.

“Não há dúvida de que a motivação política se fez presente a impulsionar a mão criminosa dos autores do homicídio do padre Henrique, embora não fosse este militante político, apesar do conteúdo político de sua motivação, falta a sua conformidade com a tipificação estabelecida nas leis penais do País”, afirma trecho da denúncia-crime de Telga Araújo.
próxima